quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Texto Livre

O Mundo Virtual

___Pedro, Nuno e João eram um grupo de amigos que moravam numa vila calma e pequena onde sempre foram vizinhos. Enquanto os pais trabalhavam, eles encontravam-se na rua depois das aulas, para brincarem. Costumavam jogar à bola, faziam corridas na época das frutas iam aos pomares e quintas rouba-las, faziam cabanas de paus e, de vez em quando, iam chatear os velhos da vila.
___A última giriquisse deles foi tentarem cozinhar uma galinha no campo. Pensavam que por terem visto as mães a fazerem-no também o conseguiriam fazer. Acabaram por fazer uma grande fogueira e foi preciso chamar bombeiros. Os pais do Nuno fartaram-se das brincadeiras deles. Decidiram comprar-lhe uma consola para ele ficar sossegado em casa. No inicio, a consolas parecia ter sido a solução de todos os problemas, não dava preocupações, mas…
___Nuno nunca mais foi brincar com Pedro e João, estava a divertir-se com a consola e não queria saber deles. Na escola, Pedro e João estranhavam, por o Nuno não sair de casa (não sabiam o que ele fazia em casa) até que lhe foram perguntar o que se passava. Quando o Nuno explicou que tinha uma consola, eles ficaram entusiasmados e foram pedir aos pais também uma.
___Os pais de João e Pedro concordaram em comprar a consola, achavam que assim não chateavam ninguém e resolvia-se as chatices de vez. De facto, as brincadeiras de rua acabaram, a vila estava mais calma, até os velhos notaram isso. Em vez disso, passavam o tempo todo a jogar. Viam-se na escola e pouco mais, com o tempo nem nos intervalos se falavam. Tinham agora amigos, ídolos virtuais.
___Passaram-se alguns anos, as consolas evoluíram, mas eles nunca mais voltaram a falar. Todos estavam bem com o mundo virtual, eles e os pais.
___Um dia, o Nuno ficou sem poder jogar (estava de castigo por ter tirado negativa no teste de geografia) e ficou em casa sem fazer nada, foi até à janela do quarto e viu muita gente e uma ambulância à porta da casa do Pedro.
___Foi a correr para lá para saber o que se passava. Lá disseram-lhe que a mãe do Pedro tinha-se sentido outra vez mal e que ia para o hospital. Ele subiu e foi falar com o Pedro, para saber melhor o que se passava. Pedro explicou-lhe que a mãe tinha uma doença rara e que se sentia várias vezes mal. Já tinha isto à 2 anos mas, Nuno e João nunca tinham reparado.
___Nuno sentiu que tinha que fazer alguma coisa. Foi falar com o João e contou-lhe a história. Concordaram em ajuda-lo, mas não sabiam o que fazer para o ajudar. Não eram médicos para curarem a mãe. João lembrou-se dos velhos tempos em que andavam juntos. Decidiram então repetir esses tempos e passarem a estar mais tempo juntos, tentando recuperar o tempo perdido. Voltaram a ser amigos, a fazerem coisas juntos. Mas os pais também mudaram, proibiram que eles jogassem a toda a hora, pondo horários de jogo.

------------------------------
Comentário: O final do texto está um pouco forçado

Sem comentários: