sábado, 9 de maio de 2009

Texto Contratado

___Para a excepção dos nomes, a sociedade portuguesa pouco evoluiu desde o tempo d’Os Mais, de Eça de Queirós. Continuamos a ter as mesmas personagens tipo, os corruptos, a política de verdade, as titis e a mania de importar coisas chic do estrangeiro. Temos por exemplo o très chic do Dâmaso e o Cristiano Ronaldo, o melhor do mundo.
___Apesar de o Dâmaso ser baixinho e gordinho e o Cristiano ser alto e desportista ambos gostam de ficar bem na foto. O Dâmaso vestido de xadrez porque é três chic! e o Cristiano com o seu brilhante brinco na orelha e com a sua marca por todos os cantos da casa.
___Uma das coisas em que estes seres são bastante parecidos é na sua modéstia e humildade. Dâmaso acha-se três chic e o Cristiano pensa que se a selecção nacional fosse três chic como o Dâmaso já seriamos campeões mundiais.
___Mas o que vale a estes dois senhores são as suas queridas senhoras que, lhe vão dando apoio moral. Maria Eduarda e Raquel Choen sobem o ego a Dâmaso mas fora de casa delas, enquanto para o Cristiano qualquer uma que apareça numa revista chic serve. A sorte destas senhoras é a sua riqueza bacoca. O narrador conta-nos isso na sua obra e o Cristiano saiu da província pobre e chegou a Manchester rico.
___Com isto chega-se à conclusão que Os Maias poderiam ser escritos actualmente. O país ainda se encontra très chic!

Sem comentários: