sábado, 7 de março de 2009

Texto Livre

Está sol lá fora


______Tenho que fazer um texto. Um, não mais. Não tem que ser muito grande. Uma página bem escrita basta.
______Não tenho ideias. Está sol lá fora, com um pouco de vento e eu dentro de casa a tentar escrever um texto.
______Oiço os pássaros, parecem felizes. Não são eles que têm que escrever um texto. Estão livres, livres de trabalhos, de regras, de stress, de ordem e desordem, de invejas. Só se preocupam em voar, para longe, sem contar com o amanhã.
______O Sol está do lado deles. Brilha com força, parece que se está a rir de mim por ter que ficar aqui dentro. Brilha com tanta força que tudo à volta também brilha. Vejo o reflexo da luz na água da minha fonte, onde estão os meus peixes. Estão gordos! Também só comem, não têm que fazer mais nada. Não lhes interessa ir para a universidade ou ter um emprego e muito menos em ter positiva no final do período. Vejo-os a virem para a superfície. Vêm juntos, como uma família. Agora pararam. Estão a aproveitar o brilhante sol, sem preocupações. Sorte a deles! Abro a janela e espreito. As suas cores vivas e brilhantes mostram que estão contentes ou pelo menos bem de saúde. Foram-se embora, acho que me viram. Se calhar tiveram pena de mim e voltaram para os seus esconderijos. Espero que tenha sido isso.
Mas que mal fiz eu? Tenho-me portado assim tão mal?
Acho que só o vento está do meu lado. Teima em tentar estragar o brilho das ervas rasteiras, das plantas do jardim e dos grandes pinheiros. Preocupa-se em fazer alguma coisa. Começo a gostar dele. Mas penso que se estivesse lá fora não iria gostar tanto dele como gosto agora. Mas não importa. Agora estou cá dentro, a tentar escrever um texto.
______Oiço uns risos e uns passos apressados, vêm da estrada. Olho, é um grupo de crianças a divertirem-se. A aproveitar o cantar dos pássaros e o brilhante sol. O vento não lhes estraga a brincadeira. São novos, inocentes não sabem o que lhes espera. Também era feliz quando era assim. Brincadeiras atrás de brincadeiras, asneiras, inocentes pontapés na gramática. O 1º Ciclo era o paraíso.
______Lá fora o vento parou. Mas o sol ainda continua a brilhar. Olho para estes rabiscos, já tenho um texto! Largo o papel e a caneta e vou lá para fora, sem preocupações, sem pensar que amanha terei mais um trabalho, por momentos sou livre…

2 comentários:

RiiFerreira disse...

Está tão giro o texto *.*

Adorei :D

Designação disse...

Ta fantástico.

Mesmo.